Traje Social Masculino

Modelos e Suas Diferenças


O terno (português brasileiro) ou fato (português europeu) é um conjunto de indumentária, tanto masculino, como feminino produzido a partir do mes-mo tipo de tecido. É composto de calças, casaco e, por vezes, colete, daí o nome terno (de três peças). Em Portugal, usa-se o termo "fato-de-saia-e-casaco", como indumentá-ria feminina. É tido como o traje do estadista ou do homem de negócios ocidental. Originou-se da Inglaterra.

Paletó é um tipo de blazer, com gola grande. Paletó vem do Francês: paletot, e é um sobretudo. Um casaco largo, que se veste por cima do fato (ou terno). Também muito usado por homens de negocio, pastores


O blazer é um tipo de jaqueta, O termo blazer às vezes é sinô-nimo de jaqueta e blusão, Estilisticamente, blazers, muitas vezes são uniforme vestuá-rio, ou seja, companhia aérea, escola e remo clubes.




O fraque é um traje de cerimónia que se usa em eventos que tenham lugar durante o dia. É o equivalente diurno à casaca (hoje usada apenas em eventos muito formais) e ao smoking (usada em eventos nocturnos formais e sofisticados)



O smoking é um traje de cerimônia masculino, também conhecido como "black tie". É uma roupa masculina semiformal para eventos noturnos, exigindo o uso de laço preto, e casaco preto (recomendado) ou azul (muito) escuro.